quinta-feira, 8 de abril de 2010

Vegetarianismo


Ora aqui está mais um grande mito da "espiritualidade": "- Se és espiritual és vegetariano!" E eu digo: " - Sim, isso e esfolar os jeolhos para pagar uma promessa! Viva a espiritualidade!"
Bem, agora, um pouco mais a sério: é claro que não se trata de se ser vegetariano ou não, mas sim se é a nossa verdade ou não, se é aquilo que o nosso corpo pede ou não. Eu tenho muitos amigos vegetarianos e adoro comida vegetariana e então quando é feita com Amor é divinal ( um beijinho à doce Catarina)! Mas não sou vegetariana. Confesso que tentei ser há uns anos atrás. Porquê? Porque pensava que era "espiritual". E o meu corpo ficou doente. Porque não estava a viver a minha verdade. Porque estava demasiado focalizada na opinião que as outras pessoas tinham de mim. E esqueci-me de falar com as células do meu corpo e sentir o que elas me estavam a pedir. Esqueci-me de honrar e amar a linguagem do meu corpo. E assim apreendi que o vegetarianismo não é um atributo de quem é mais evoluído. Ser vegetariano é uma escolha, uma escolha que deve ser feita baseada naquilo que o nosso corpo pede. Tão simples como isso. A espiritualidade é sermos honestos connosco e manifestar a nossa verdade. E tanto é espiritual uma pessoa que está a comer uma bela salada como uma pessoa que está a comer um guarnecido Cozido à Portuguesa. Porque não há forma de não sermos espirituais. Agora, se falam em evolução, também não acredito em escalas, em mais à frente e mais atrás. A evolução só tem uma medida: a nossa e não serve para mais niguém! Acredito que um grande desafio da "espiritualidade" é desapegar-se destes conceitos de hierarquia, de escalas de evolução e de termos de comparação que só levam a julgamentos.
Acredito que este mito de que os vegetarianos são mais evoluídos nasceu de uma necessidade da mente de vermos, de identificarmos, de catalogarmos de uma forma simples e eficaz a evolução espiritual. Só que a espiritualidade tem a mania de não ser visivel, de não ser óbvia e não gosta que lhe tirem fotografias e no outro dia segredou-me que também não gosta que a identifquem e lhe ponham em pastas de arquivos bem arrumadinha. A espiritualidade somos todos nós, Seres Humanos, sem separação, sem julgamento! E aqui está aquilo que todos os Livros falam: Amor Incondicional!
Eu adoro comida vegetariana! Eu adoro um belo frango assado! Porquê? Porque sou Assim! E os animais? Tanto os animais como os vegetais são uma benção enorme do Universo e agradeço internamente, em cada refeição, de coração pleno de amor, àquele animal ou àquele vegetal a sua dádiva e peço ao meu corpo para transformar aquele alimento na energia mais brilhante que conseguir produzir. Para mim esta é a minha verdade! Isto é aquilo que as minhas células me pedem neste momento! E o que é que as vossas células pedem?

4 comentários:

Unknown disse...

As minhas células nunca gostaram muito de comer carne mas sempre apreciaram uma boa empada de galinha :)

No entanto, só aos 30 anos escolhi a minha alimentação, quando me desfoquei do medo e do que a família e amigos pensavam do assunto e abracei o auto-respeito.

Não há receitas, Verdade? ;)

*

Susana Severino disse...

É verdade, Raquel! E receitas só há de tofu ou de empadão de carne e mesmo essas não são para serem seguidas à risca! Beijos

Rita Galante disse...

Olá Su,

Mais uma ideia luminosa! E identifico-me muito com o que aqui pretendes apresentar e desmistificar.

Como sabes, tenho um blog onde falo do meu caminho "espiritual" e um belo dia fui conhecer uma das pessoas que comentava o meu espaço. Não sei do que é que ela estava à espera, mas quando olhou para mim, a primeira coisa que disse foi:"Ah, estava à espera de outro tipo de pessoa... Não tens nada ar de espiritual!" Olha, fiquei tão estúpida que a única coisa que disse foi o que conta é o que está no nosso interior...

Para mim o caminho espiritualidade não é mais do que um aumento do grau de consciência... e isto não implica que a pessoa se viste de branco da cabeça aos pés, só coma legumes ou medite 10 vezes por dia... O que importa é o que se tem cá dentro, é a vibração que se emana, é o Amor, a Luz e a Harmonia que se espalha no seu dia-a-dia...

Beijinhos de Amor e Luz,
Ritinha (Galante)

Isabel de Matos disse...

Viva, Susana!

Gosto muito deste seu blog e de todo o seu trabalho, porque gosto muito da sua visão sobre a espiritualidade. Porque será que "os mais espirituais" condenam a matéria se também temos um corpo e somos matéria com a mesma valência com que somos espírito? E também não percebo bem isso dos mais evoluídos, e os menos evoluídos e porque será a espécie humana a mais evoluída do planeta e uma planta ou outra espécie animal não... uma planta brota com toda a sua essência, cresce, irradia beleza, dá-se... só porque não fala, não anda? Não seremos "um bocadinho" preconceituosos e pretensiosos quando nos julgamos os mais evoluídos?

Eu sou vegetariana e concordo plenamente com a Susana, pois de facto o que me levou a tornar-me vegetariana nada teve a ver com uma suposta espiritualidade. E pelo que tenho observado quem tenta ser vegetariano por outras razões que não tenham a ver com o que realmente sente não o consegue ser efectivamente, porque o tenta mediante um certo sacrifício e o faz com a cabeça e não com o coração.

Já agora, aproveito para partilhar uma coisa: quando li pela primeira vez sobre o trabalho da Susana e acedi ao seu site (porque o assunto das auras sempre me fascinou) o que me levou a querer conhecê-la foi ter lido o que a Susana escreve sobre as cores da aura de cada um, que para si não existem cores boas e cores más ou cores mais espirituais que outras. Imediatamente pensei "ora aqui está um ser com uma abordagem que se coaduna comigo!" E foi assim que telefonei e marquei uma cura energética da aura com a Susana! Grata, Susana, por existir e pelo ser que é!
Beijinhos
Isabel

Enviar um comentário

 

Let's Bowling! Design by Insight © 2009